Testes em Animais – Ajude a Eliminá-los!

Estou com meses de atraso nesse post, mas finalmente saiu! Lembram do post sobre o uso de pele de animais para fazer casacos? Tristeza pura ver que o desejo desmedido – e descabido –  dos humanos impõe um sofrimento tão grande aos animais. Justo eles, tão puros e livres de um dos nossos piores defeitos: a ganância.

Por que teríamos o direito de usá-los como simples ferramenta para satisfazer um capricho nosso? Somos tão animais quanto eles (sem entrar no quesito racionais, porque isso é discutível quando se trata de determinadas pessoas) em termos de sensibilidade à dor e, quando nos vemos ameaçados, clamamos pelos Direitos Humanos. Ou vemos alguém aí disposto a ter sua pele arrancada enquanto está vivo para esquentar outra pessoa?

Essa prática é das mais cruéis, mas não a única. Enquanto alguns animais sofrem por ter sua pele arrancada enquanto estão vivos, outros passam por procedimentos dolorosos em laboratórios de cosméticos e produtos de limpeza em testes de produtos. Uma leitora sugeriu o assunto e achei utilíssimo para que tenhamos mais consciência e base para tomarmos uma posição.
Testes am animais ajude a eliminá-los. PETA

Que os testes em animais existem todo mundo sabe, mas não lembramos disso ao comprar algum produto de beleza/limpeza. Acho que esquecemos, um pouco por pensar na nossa necessidade em relação ao produto, e também por não presenciarmos o outro lado da moeda.

Nós não vemos os animais enfileiradinhos em prateleiras, presos por suportes, esperando que lhes apliquem substâncias para depois anotarem em uma prancheta a reação apresentada. E além de tudo, não sabemos com certeza se estamos comprando um produto de uma marca que não testa em animais ou não. Não vemos um selinho com a frase “Testado em Animais”. O máximo que vemos é, vez ou outra, o selinho das empresas que não testam e se propõem a deixar o cliente ciente disso. Mas ainda é pouco, não é?

Esse post é para tentar espalhar informação. É o único meio de tentar acabar com os testes em animais. Como? Simplesmente não consumindo os produtos das marcas que fazem esses testes. Se ninguém comprar seus produtos, as marcas terão de recorrer a outras alternativas para assegurarem que o que produzem é apropriado para consumo humano.

Sim, existem alternativas para testar os produtos. Elas só não são tão exploradas porque representam um custo mais alto para o fabricante. As empresas internacionais mais preocupadas com o meio ambiente já fazem uso de outros tipos de teste mas, infelizmente, ainda são minoria.

Testes em animais movimento contra testes peta blog de moda

É por isso que só a nossa conduta é capaz de mudar esse cenário, forçando as outras marcas a perceberem que é melhor ter um custo mais alto na produção (mesmo que seja repassado ao cliente) do que simplesmente não conseguir vender.

Todo mundo provavelmente consome, ou já consumiu, algum produto de marcas que testam em animais. Eu mesma consumi, sem saber, mas consumi (bye bye rímeis da Maybelline). Por isso fiz uma pesquisa para ter a informação exata de quem testa e quem não testa.

A PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) fornece uma lista completa das marcas “Cruelty Free” (livre de crueldade), que são as que não testam, e outra das que testam. Aqui no Brasil temos a PEA (Projeto Esperança Animal), que fornece uma lista específica das marcas nacionais que não testam.

Já ajuda saber esses detalhes, não acham? Aí vai uma lista básica:

lista marcas que nao testam em animais peta pea blog de moda

E alguns links para as listas completas:

– Da PETA

Da PEA

Outros links com artigos esclarecedores que todos deveriam ler:

O Grito do Bicho 

PEA – As Alternativas

Além de deixarmos de consumir esses produtos, acredito que o governo de cada país deveria tornar mais rígidas algumas regras. Em um mundo ideal os testes em animais seriam absolutamente proibidos e as empresas punidas onde dói: no caixa.

Enquanto isso não acontece, o mínimo que deveriam fazer é obrigar as empresas que testam em animais a sinalizar ostensivamente a prática, para podermos escolher conscientemente na hora da compra.

Ajudem a espalhar essas informações!

 

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Comment