|

ESL Fashion Business – Meu curso no FIT!

Depois de tanta demora, enfim esse post saiu! Estava tendo problemas com as fotos, pensei que não fosse conseguir passar tudo que eu precisava, mas dei meu jeito. Várias de vocês, inclusive minhas leitoras de fora do Brasil, vinham pedindo pra eu falar sobre como foi o meu curso no FIT. Lembram que passei um tempo em NY no ano passado? Aproveitei e dediquei 3 semanas do meu tempo lá ao curso que eu escolhi e sempre tive vontade de fazer.

Muita gente tem várias dúvidas sobre como é estudar no FIT, como se se inscrever, o que precisa… Vou tentar esclarecer as dúvidas de vocês aqui, ok? Vem comigo!

Hoje no Oh My Closet eu conto tudo sobre o meu curso no FIT, em NY. Todas as dúvidas de vocês respondidas com carinho, vem ver!

QUAL CURSO EU FIZ NO FIT:

Muitas meninas me perguntaram qual foi o curso que eu fiz e o tempo de duração. Eu fiz o ESL/Fashion Business. Esse é um programa que o FIT desenvolve especificamente para o verão de lá (nosso inverno), que é o período em que os estudantes estão de férias. É comum que as pessoas queiram fazer algo com seu tempo livre e essa é a oportunidade perfeita.

O curso tem duração de 3 semanas e geralmente acontece no mês de julho (o meu foi de 1 a 23 de julho e o desse ano começa no dia 28 de junho e vai até o dia 20 de julho, é sempre por esse período). Ele só acontece uma vez ao ano mesmo, o FIT não faz o mesmo curso para o inverno de lá.

O nome do curso é assim dividido porque é um curso misto, com aulas de inglês e de moda. ESL significa English as a Second Language e identifica a parte destinada ao desenvolvimento do aluno na língua inglesa. Eu já falava inglês sem dificuldades, mas não custa nada aprimorar, não é? Eu optei por esse curso com as aulas de inglês justamente porque eu queria evoluir e aprender também o vocabulário voltado para moda, coisas mais específicas, sabe? É bom saber como se referir a elementos de moda em inglês.

Já o Fashion Business é a parte voltada aos negócios da moda. Era isso que eu morria de vontade de fazer: um curso mais mão na massa com uma visão objetiva e profissional do que coloca essa indústria pra funcionar. Não custa nada ir além dos desfiles! Então era assim: aulas de inglês na parte da manhã (das 9h às 12:00h) e aulas de moda à tarde (das 13:30 às 16:30).

É puxado? É. É gostoso? Demais!!! Uma coisa que é bom esclarecer: o Fashion Business no FIT tem subdivisões, ou seja, você se matricula no curso específico que você quer dentro dos negócios da moda. Tem styling, advertising, algumas aulas avançadas… Se não me engano são 5 opções para você direcionar sua escolha de acordo com suas aptidões e interesses. Eu escolhi o Fashion Merchandising, que é mais voltado para a escolha e compra das coleções que vão para as lojas. Depois vou falar um pouco mais sobre ele.

COMO SE MATRICULAR

Vamos começar do básico. Sim, o site do FIT é a coisa mais confusa da face da Terra. Você clica em uma coisa achando que vai encontrar o que procura e é algo totalmente diferente, os caminhos não são nada intuitivos, mas pra tudo tem jeito. Uma coisa muito importante é ter uma boa noção de inglês, caso contrário navegar pelo site vai ser mais complicado.

Achar o site deles no Google é a parte mais fácil, mas vou facilitar ainda mais e deixar o link do FIT aqui. Entrando na home deles a melhor opção é ignorar o que está na capa e olhar os links do rodapé. Clique em Academics.

É normal ficar meio perdida com tanta opção. Se você não tem ideia do tipo de curso que você quer fazer até convém olhar os links todos com calma, mas se o seu objetivo é algo como o que eu fiz, cursos de não tão longo prazo e até alguns de 3 dias de duração, faz o seguinte: clica em Center for Continuing and Professional Studies. É lá que se concentram as melhores opções para quem está de passagem por Nova York e quer um curso rápido.

Lá você vai ver todos os cursos disponíveis, desde os pré-faculdade até os com e sem crédito (é como se fosse uma contagem de pontos que facilitam ou não sua entrada em faculdades nos EUA), convém dar uma olhadinha nos non-credit se você quiser um curso bacana em um tempo curto. No meu caso eu fui direto nos programas de estudo da língua inglesa e achei o intensivo de verão com inglês e moda. Depois é só ler sobre o programa, amar cada pedacinho dele e seguir os passos que estão na página do curso.

Eles vão te guiar pelo processo de inscrição e se houver qualquer dúvida você pode se comunicar por e-mail com a coordenadora do curso. Falei muuuuito com a Charlotte Brown pelo [email protected] e ela foi muito solícita! Antes de fazer a matrícula é preciso fazer uma pré-inscrição. Você paga uma taxa (na época foi de U$100, não sei quanto está agora), preenche um formulário e depois tem que mandar um texto explicando um pouco da sua formação profissional e porque quer fazer o curso, tudo em inglês.

O QUE PRECISA TER PARA SER ACEITO?

Por ser um curso non-credit o ESL/Fashion Business não requer nenhum tipo de formação específica. Eles só exigem que você tenha se formado no ensino médio (o high school), tenha no mínimo 18 anos e tenha pelo menos o nível intermediário de inglês. É por isso que eles pedem que a gente escreva uma cartinha nos apresentando, assim eles já sentem nosso nível de inglês, se está bom ou se tá do tipo “jogou no Google translator” (nunca façam isso, nunca! Muito menos pedir pra alguém escrever pra você).

A página do curso menciona especificamente que ele não é adequado para quem tem pouco ou nenhum conhecimento da língua. O inglês é essencial ali, porque você vai estar com pessoas do mundo todo (Coréia, Japão, México, Colômbia, Espanha…) e essa é a língua que todos vão usar pra se comunicar, afinal, não dá pra falar 15 línguas em uma só turma e todo mundo se entender!

A intenção é exatamente essa, forçar o inglês que a já gente já tem através da interação entre pessoas de países diferentes, por isso não dá pra ir só com o básico. Ah! Você tem mais chances de ser aceito se já tiver algum tipo de relação com a moda, por isso eles perguntam com o que você trabalha e qual a sua formação. Não que isso vá restringir sua admissão, mas conta um pontinho a mais porque eles sabem que você vai acompanhar melhor o curso.

O VISTO DE ESTUDANTE

Essa é outra parte importante. A carga horária do curso supera as 18 horas semanais que são permitidas para estudo com o visto de turista (B-2), por isso eles exigem que você tire o visto de estudante (F-1). Sim, é obrigatório e não tem como driblar essa parte. Você não vai poder fazer o curso só com o seu visto de turista, então já põe o custo com o visto na conta e vamos!

Logo que você for aceito (depois de pagar a pré-inscrição e mandar sua carta – online mesmo – e depois pagar o valor total do curso), você recebe pelo correio um formulário emitido pelo próprio FIT para tirar o visto. Esse é um documento que só pode ser emitido quando você está matriculado e ele vai te acompanhar durante o curso todo (o nome é I-20). Acho que esse é o essencial da parte burocrática. ;)

Meu curso no FIT

Summer Course no FIT: a top blogger Mônica Araújo contou tudo sobre seu curso em Nova York. Confira no Oh My Closet!

Agora vamos à parte divertida? Depois que gente é aceito é só alegria! Cerca de 1 semana depois que paguei o curso eu recebi a correspondência do FIT com a carta de admissão, o formulário I-20 e um kitzinho para estudantes em NY. A partir daí começou a contagem regressiva!

  • DICA EXTRA: se você não tem um visto de estudante válido e vai precisar tirar eu aconselho que você faça a inscrição entre fevereiro e março, já que tem o prazo para que o visto fique pronto e fazer em cima da hora não é uma boa. Já pensou se o visto for recusado e estiver em cima da hora? Não dá nem tempo de tentar outra vez!

Tirei meu visto, deu tudo certinho e o frio na barriga foi só aumentando! Já fui preparando o psicológico (hahaha) para o meu primeiro dia de aula rodeada de estrangeiros, até que ele chegou! Como eu já estava em NY há uma semana, eu já tinha ido ver onde ficava o FIT (na 27th Street com a 7th Avenue) e estava familiarizada com o prédio. Vale a pena fazer isso pra  não se perder no primeiro dia.

Summer-Course-FIT-Como-Fazer-3

Ahhh, FIT. Esse tantão de concreto parece sem graça, mas não é. Juro! A gente acaba se encantando pelos prédios, professores, funcionários, tudo! Logo no primeiro dia é feita uma apresentação geral do curso pelos professores e aquela cruzada geral entre estudantes. Todos se apresentam cheios de vergonha falando em sua segunda língua e pode esperar que muitas pérolas sairão desse momento!

Depois das apresentações os professores já começam a separar os alunos de acordo com a especialidade escolhida para moda. Todo mundo já vê quem está na sala de quem e por aí vai. Em seguida a gente vai para o teste de proficiência em inglês: preencher um formulário aqui, responder perguntas escritas ali, fazer um texto de 20 linhas sobre sua vida e como aprendeu inglês annnd, por fim, uma entrevistinha tête à tête com a professora.

Eles fazem isso para poder dividir as turmas de acordo com o nível de cada um, porque intermediário é o mínimo, mas tem gente que está um nível ou dois acima e cada um precisa de aulas adequadas ao respectivo nível de inglês. Quem está no intermediário puro vai ter aulas de conversação com um pouco de gramática para reforçar vocabulário e escrita. Já quem está em um nível mais avançado fica com o foco voltado para conversação e interação com os outros alunos sobre temas específicos de moda, que foi o meu caso.

Um-Dia-de-Aula-no-FIT-ESL-Summer-Curso-Nova-York-Monica-Araujo-4

O primeiro dia é basicamente para essas introduções daqui e dali, tanto de manhã quando na aula de moda durante a tarde. Todo mundo se conhece e fica mais familiarizado com tudo. Olha aí em cima quem eu conheci no primeiro dia! Fomos divididos em grupos na aula de moda e já fomos entrosando (pedi pra cada um do meu grupo anotar seu nome e país de origem para eu fixar, hihi). Esse grupo vai se manter até a última semana e é com ele que vamos concluir nosso projeto final (a parte mais empolgante do curso!).

Falando especificamente do curso que eu escolhi, o Fashion Merchandising, posso dizer que é maravilhoso! Não tem um dia de monotonia e a gente conhece muita gente legal!

Como-Estudar-no-FIT-Nova-York-por-Monica-Araujo-Oh-My-Closet-5
Tinha dia que não dava tempo de voltar pra almoçar em casa e eu arriscava um lanchinho ali por perto do FIT. No centro, Sharon Lyn e eu (acabada). E um dia pós-aula na Madison!

Estão vendo essa senhora comigo na foto? Ela é Sharon Feldstein (mãe do ator Jonah Hill, de O Lobo de Wall Street – aquele que pede para trabalhar com o personagem do Leo DiCaprio, lembram?), profissional incrível que foi stylist de celebridades por muitos anos e hoje comanda a própria empresa prestando auxílio a quem quer um empurrão na carreira. Isso tudo além de ser a inventora daquele celular todo cheio de brilho que a Carrie usava em Sex and The City! Ela deu uma palestra sensacional que fez valer o dia!

É muito bom poder conversar e tirar dúvidas com profissionais que estão do lado de dentro daquilo que ainda parece meio distante pra gente. Não tem preço! Esse tipo de contato é só uma das maravilhas de fazer o curso. Fora as aulas comuns também tem as field trips, que aconteciam de sexta e eles levavam a gente para fazer alguma coisa relacionada à nossa área, como visitas a exposições de moda e showrooms.

Um pouco do meu curso no FIT: visita ao MET e ao showroom da Levi's. Vem ver no Oh My Closet!

Quem me acompanha no Insta deve ter visto essa visita ao MET, foi maravilhosa! Vimos um pouco do museu (só um pouco mesmo, porque ele tem área pra gente ficar 1 semana apreciando tudo) e a exposição China Through The Looking Glass. Agora o que me deixou em êxtase mesmo foi a visita ao escritório/showroom da Levi’s na Broadway. É demais ver de perto como é o processo de criação de coleção até a distribuição para os grandes revendedores. Conversamos com uma gerente de produto que explicou com detalhes como tudo acontece, surreal!

Além disso a gente tem acesso ao acervo histórico do FIT, que tem peças originais de cada década e fazem a gente viajar pela história da moda!

Fashion-Business-Summer-Course-FIT-Monica-Araujo-Nova-York-7

Minha vista de todos os dias nas aulas de inglês (esq.) e uma aula de história da moda (dir.), com um conjunto Chanel dos anos 80 e um corset da Belle Èpoque!

Cada dia é enriquecedor e, mesmo que a gente esteja morrendo de sono (porque é impossível não aproveitar NY até altas horas), vale muito a pena! Também teve field trip para um pouco mais longe. Fomos ao Garden State Plaza, um outlet cheio de grandes lojas e marcas, para entender melhor esse negócio específico.

Field-Trip-Curso-FIT-Nova-York-Monica-Araujo-Oh-My-Closet-8

A gente saiu numa sexta de manhã e passamos o dia todo no Garden State! Andamos em tudo e conversamos com alguns profissionais da Macy’s e outras lojas de lá, além de ter um tempinho para ir às compras. Yay!!!

Visita ao Garden State Plaza no curso do FIT. Veja tudo no Oh My Closet, por Mônica Araújo.

A viagem até lá é rápida (fica em Paramus, New Jersey, a cerca de 40 minutos de Manhattan) e é uma boa oportunidade para ir apreciando a vista e ver como “o mundo muda” saindo da ilha. Tudo já volta a ter aquela carinha de subúrbio que a gente sempre vê nos filmes, um amor!

A top blogger Mônica Araújo visitou o Garden State Plaza durante seu curso no FIT. Veja mais no Oh My Closet!

Field-Trip-com-FIT-Garden-State-Plaza-Monica-Arajo-Oh-My-Closet-11

Vestidos de gala e Louboutins em Visita ao Garden State Plaza. A influencer Mônica Araújo conta sobre seu curso no FIT, vem ver!

Conselho: vão só com dinheiro, porque cartão de crédito dá muita sensação de liberdade, hahaha!

Mas não pensem que é só glamourrrr, por que não é! Nós temos pequenas tarefas para fazer em casa quase todos os dias (aprendeu, praticou!) e nos últimos 10 dias já estamos loucos com os projetos finais! Temos um projeto final para as aulas de inglês e outro para as aulas de moda, além de alguns outros paralelos. Ao todo temos que entregar uns 5 trabalhos na reta final. Quase fiquei doida (sem dizer que meu partner do grupo de moda era coreano e falava o inglês mais macarrônico do mundo)!

Eu sou exagerada mesmo, é bastante coisa pra fazer mas dá tempo. É só se dedicar.

O curso no FIT é conluiado com um projeto final. Veja o que a blogger Mônica Araújo conta sobre o assunto no Oh My Closet!

Fazendo o projeto de inglês (uma apresentação individual de 15 minutos em inglês com tema livre) e o de branding ao mesmo tempo, hahaha!

Sabe o melhor desses trabalhos (que não são nada amadores)? É sentir que você realmente aprendeu e que está saindo de lá com mais conhecimento do que quando entrou. Ao mesmo tempo que é puxado é eletrizante! Nós fazemos amizades com pessoas de backgrounds diferentes e nos identificamos de uma forma que nunca imaginamos, é demais!

São três semanas que parecem uma vida! Na última já vai dando saudade antecipada e ninguém quer parar de ir às aulas. Eu me diverti demais com os meus colegas de classe (salve Natalia, Paco e Fabiola!) e os dias passaram rapidinho!

Minha formatura no FIT em NYC foi mara! Vem ver tudo no Oh My Closet!

Com os amigos Natalia e Paco (sup. esq.); o aguardado certificado (sup. dir.) e no último dia – depois da cerimônia de encerramento – comemorando no Bryant Park.

O último dia é um misto de alegria, tristeza, alívio, saudade e euforia que eu não vou nem tentar explicar além, hahaha! Resumo? Valeu a pena ao cubo e eu repetiria tudo mil vezes sem piscar. É demaisss!

  • Comprido é pouco pra esse post né, amores? Mas textos desse tipo são para acrescentar e eu quis incluir o máximo de informações para ajudar vocês a tomarem a decisão. Sempre bom saber mais!

Respondi tudo? Ficou alguma dúvida? Se tiverem mais perguntas podem fazer aqui nos comentários ou me mandar e-mail ([email protected]), ok? Estamos em casa aqui!

Beijonesss

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comments

  1. Olá Mônica, tudo bem?? Gostaria de saber qual foi o valor total investido no curso, a estimativa de gastos com hospedagem e alimentação também. Obrigada!

  2. Olá :)
    Gostaria de saber mais sobre o processo do visto.
    Minha irã fez esse curso alguns anos atrás e não precisa do visto de estudante :/
    Estou super nervosa com toda a burocrasia.
    Você poderia me passar mais detalhes sobre como foi?

    Obrigada

    1. Oi Amanda, tudo bem?

      Mil desculpas pela demora. Estou com uma tendinite braava e seu comentário veio bem na época em que eu estava afastada, fora a lerdeza aqui para digitar ultimamente. Vou te mandar um e-mail com mais infos, ok?

      Beijos!